IBN Coaching

As 5 Linguagens do Amor

No texto de hoje vamos abordar um assunto muito interessante. Nessa leitura, você vai ler sobre o amor. Mas falaremos sobre a parte mais profunda desse sentimento tão nobre. Vamos falar sobre as linguagens do amor.

Você sabia que existem 5 linguagens do amor? Elas representam a forma como cada pessoa ama ou a forma que cada um quer ser amado.

Inclusive, há um livro chamado “As Cinco Linguagens do Amor”, escrito por Gary Chapman, que aborda exatamente as cinco maneiras de experimentar e expressar o amor.

Foto do livro As 5 Linguagens do Amor com fundo desfocado de uma prateleira de livros

Mas voltando ao foco principal, as cinco maneiras de lidar com o amor expressado e recebido são muito importantes e entender sobre elas auxilia na manutenção de seu relacionamento. Ao acertar a linguagem de amor do seu parceiro ou parceira, a mudança para melhor na relação é notável.

Por exemplo, de nada adianta você expressar o seu sentimento através de palavras de afirmação, se a língua do amor do seu companheiro é tempo de qualidade.

As linguagens do amor não se aplicam apenas para namoros e matrimônios. Elas também acontecem na criação dos filhos. Cada criança possui uma maneira única de sentir e expressar o amor para seus pais. Gary Chapman também possui um livro, denominado “As 5 Linguagens do Amor das Crianças”, no qual ele explica qual a linguagem do amor dos filhos.

Quer entender mais sobre as 5 linguagens do amor? Abaixo lhe explicaremos cada uma delas, para que você se autoconheça e entenda qual é a sua.

mulher sorrindo segurando um coração vermelho de vidro nas mãos com intenção de demonstrar amor

Palavras de afirmação

Veja a situação: seu parceiro sempre pede a sua opinião para as atitudes que vai tomar ou se ele está fazendo a coisa certa. E então, você percebe que ao dar a sua opinião sobre o assunto, ele vai lá e faz o que precisa fazer.

Seu companheiro pode ser indeciso? Pode ser. Mas é muito provável que a linguagem do amor dele são as palavras de afirmação.

Pessoas que possuem as palavras de afirmação como maneira de experimentar e expressar o amor precisam que suas ações sejam afirmadas e confirmadas pelo seu cônjuge.

Na maioria das vezes, o indivíduo já sabe o que irá fazer, mas quer ouvir de seu companheiro (a) uma afirmação. E o ato do parceiro ser indiferente ou não concordar com o seu plano, faz com que essa pessoa não se sinta amada.

Contudo, os indivíduos que têm as palavras de afirmação como linguagem do amor, devem trabalhar alguns pontos dentro de si.

Ao se relacionar com alguém que entende que essa é a sua forma de expressar e receber o amor, você corre o risco de não ver os perigos de suas ações. Isso porque, por receio de lhe machucar, seu companheiro pode não discordar de você. A consequência disso são possíveis situações desagradáveis no futuro.

Além disso, você pode criar uma dependência de seu cônjuge, pois em alguns momentos pode pensar que tudo o que você tem no momento é graças a ele.

Tempo de qualidade

As pessoas que possuem a linguagem do amor tempo de qualidade valorizam o tempo que você dedica para elas.

Ou seja, ao estar em uma conversa com seu marido, você quer que ele preste atenção somente em você e no assunto que vocês estão conversando.     Para você, ele estar dedicando atenção às outras coisas nesse momento, lhe deixa muito chateado.

Quando a pessoa experimenta e expressa o amor através do tempo de qualidade, é fundamental para ela que o companheiro a conheça bem. Se o seu cônjuge esquece que você está de dieta, por exemplo, e lhe compra o seu sorvete favorito, isso lhe deixará descontente com a situação.

Presentes

Assim como as outras linguagens do amor, o presente também é uma delas. Aqui, a pessoa se sente amada com o ato de você dedicar alguma lembrança para ela. Ela interpreta o presente como um pedaço do seu sentimento materializado.

Não precisa ser nada que custe dinheiro. Pode ser um coração desenhado no papel, por exemplo, pois remete a algo da pessoa.

Ao receber o presente de seu amado, a pessoa reforça para si mesma que é amada.

Atos de serviços

Ao se sentir amado quando alguém faz algo para você, quando alguém lhe cuida, a sua linguagem do amor é a de atos de serviço. Aqui, o indivíduo valoriza a atenção e o cuidado dedicado a ele.

Não precisa ser um ato grandioso. O simples ato de o seu amor preparar um chá para você, lhe faz sentir valorizado. Essa atitude lhe traz segurança, cuidado, atenção e valorização.

Toque físico

Assim como as outras linguagens do amor mencionadas acima, o toque físico faz com que você se sinta amado ao ser tocado.

As pessoas que se sentem amadas com o toque físico, possuem tendência à sinestesia. Isso não é uma regra, mas ocorre em grande parte dos casos.

Imagine a situação: aqui seu parceiro pede constantemente que você faça carinho nele. E a explicação é uma só: o toque o faz sentir-se amado.

homem e mulher formando um casal feliz e sorrindo, com ambas as testas encostadas com uma árvore ao fundo

Tudo o que você precisa saber sobre as 5 linguagens do amor

Todos os indivíduos possuem as cinco linguagens do amor dentro de si, mas existe uma que se destaca mais e outra que é a menos importante.

A linguagem do amor que faz você se sentir amado, não é necessariamente a que você expressa para o seu cônjuge. E ainda, a maneira com que você lida com amor pode estar relacionada com crenças, com a forma que você era tratado quando era criança.

Para saber mais sobre as 5 linguagens do amor, assista aos vídeos do IBN Coaching no canal do YouTube.

Lá você também vai encontrar vídeos sobre outros assuntos, além de depoimentos de ex-alunos de nossos cursos.