IBN Coaching

Quatro linhas coloridas com rostos e o nome de cada tipo de temperamento

Os 4 Temperamentos Humanos: descubra qual é o seu

Conhecer os tipos de temperamentos, saber qual é o seu e perceber qual é o dos outros, pode te ajudar a construir relações mais saudáveis

  • O que são temperamentos?
  • Quais são os 4 tipos de temperamentos?
  • Como cada temperamento se comporta?

A nossa presença informa uma série de possibilidades a nosso respeito, da mesma forma que a presença de uma pessoa pode informar algumas possibilidades a respeito dela. Aqui está o PODER DOS 4 TEMPERAMENTOS, com ele nós podemos conhecer nossas possibilidades individuais, conhecer aos outros melhor e saber como lidar com os aspectos da vida humana.

 O temperamento, ou perfil comportamental, define como cada pessoa pensa, sente e age. Ao analisar o tipo de temperamento que mais condiz com as características, tendências emocionais, humor e personalidade, consegue-se compreender muitas coisas a nosso respeito.

Entender e compreender cada um deles é uma ótima maneira de melhorar, exercitar hábitos saudáveis, utilizando o temperamento no seu positivo. Dessa forma criamos padrões possibilitadores.

Para trabalhar o nosso temperamento precisamos conhecê-lo e para isso é necessário o autoconhecimento, e entender que ele é uma característica que nos acompanha ao longo de toda a nossa vida. Mas isso não significa que ele não pode ser trabalhado, moldado, para que alguns traços, que podem ser prejudiciais para nós e para as pessoas com quem convivemos, não tenham tanto destaque.

Antes de começar a explicar cada um deles, é importante falar que não necessariamente temos apenas um temperamento. Podemos ter traços de outros, mas, geralmente, um deles impera em nossa personalidade.

Os 4 temperamentos

1. COLÉRICO

Pessoas com temperamento colérico sempre buscam se EXPANDIR e LIBERAR ENERGIA, ou seja, são pessoas estimuladas pelas adversidades, que tem uma habilidade grande pra liderança e que gostam de desafios. Assim como o fogo, são objetivos e explosivos, porém tem uma tendência a soberba, por conta disso precisam treinar a humildade.

O fogo descontrolado pode acabar com a vida das pessoas ao redor, mas quando controlado nos aquece e nos dá segurança. Dá mesma forma a pessoa COLÉRICA quando não controlada se torna MANIPULADORA, IMPACIENTE E DOMINADORA, mas quando controlada se torna uma pessoa CENTRADA, DECIDIDA e CONFIANTE, o que normalmente as leva a grandes conquistas pessoais.

  • Pontos fortes: determinação, habilidade de liderança e praticidade;
  • Pontos que precisam ser trabalhados: egocentrismo, intolerância e impaciência.

2. MELANCÓLICO

Assim como a terra, pessoas com esse temperamento tem característica de REPOUSO E RESISTÊNCIA, ou seja, são pessoas sólidas, profundas e consistentes, tal como uma rocha. São analíticos, buscando sempre identificar os problemas e obstáculos. Extremamente persistentes e buscam a ordem e a estrutura. Assim como uma rocha, são difíceis de se conviver, e por conta disso precisam buscar um maior envolvimento, entendendo que a vida é feita das coisas bobas também.

A terra largada pode ser um local de pragas e ervas daninhas, mas se controlada, pode se tornar o local, onde as melhores sementes irão germinar e dar frutos. Da mesma forma, a pessoa quando não controlada, se torna PESSIMISTA, CRÍTICA E ANTISSOCIAL, mas quando desenvolvido se torna, OBSTINADO, SENSÍVEL E LEAL, o que os leva a grandes sacrifícios pessoais em troca de grandes realizações.

  • Pontos fortes: lealdade, dedicação e sensibilidade;
  • Pontos que precisam ser trabalhados: egoísmo, pessimismo e inflexibilidade.

3. FLEUMÁTICO

Representado pela água, pessoas fleumáticas buscam o REPOUSO se ADAPTANDO ao exterior, ou seja, são pessoas tranquilas, pacientes, que conseguem se adaptar a qualquer ocasião. Organizadas e diplomáticos, estando quase sempre rodeada de amigos. Assim como a água, eles se adequam ao ambiente, e por conta disso precisam tomar cuidado para não se tornar totalmente passivo em relação à vida, ela precisa tomar a iniciativa!

A água parada é um ótimo local para mosquitos da dengue e outras larvas, já a água represada se torna uma grande geradora de energia. Dá mesma forma o FLEUMÁTICO não controlado, fica ACOMODADO, DESMOTIVADO E INDECISO, mas quando desenvolvido se torna, CONSISTENTE, EFICIENTE E CONFIÁVEL, o que os torna grandes exemplos a serem seguidos.

  • Pontos fortes: são equilibrados e confiáveis;
  • Pontos que precisam ser trabalhados: lentidão, resistência as mudanças e indecisão.

4. SANGUÍNEO

São representados pelo ar, assim como o ar, pessoas sanguíneas são ENVOLVENTES e que LIBERAM ENERGIA, ou seja, são pessoas de espírito alegre e extrovertido, espontâneas e que buscam ser o centro das atenções. Pessoas falantes, animadas e de fácil convivência, que gostam de estar com mais pessoas, tal como o ar, os sanguíneos invadem o ambiente precisando tomar cuidado para não se tornarem inconvenientes, por conta disso, precisam treinar a adequação de discurso.

O ar poluído, mata o ar limpo restaura o ambiente e salva vidas. Da mesma forma, o sanguíneo, não controlado se torna, INSEGURO, BARULHENTO e EXAGERADO, mas quando desenvolvido, se torna, AGRADÁVEL, SIMPÁTICO e OTIMISTA.

  • Pontos fortes: são comunicativos, resilientes, adaptáveis e entusiastas;
  • Pontos que precisam ser trabalhados: impulsividade, falta de atenção, superficialidade e exagero.

Esses foram os 4 TEMPERAMENTOS, lembrando que não existem temperamento bom ou ruim, nem suas características são boas ou ruins, eles são como o próprio nome diz, o TEMPERO da vida de cada um.

Se vamos usar bem ou não este tempero depende de cada um, ou seja, não use como rótulo, ele é apenas uma base de como cada um vive.

Agora que você já conhece os 4 Temperamentos humanos, nos conte, qual é o seu temperamento?


Quer aprimorar seus conhecimentos e alcançar de forma muito mais efetiva os seus objetivos? CLIQUE AQUI e conheça os treinamentos disponíveis no IBN Coaching.