IBN Coaching

Metas de ano novo: como planejar com a Roda da Vida

Ano novo chegando e com ele a esperança de um ano melhor! E para que o próximo ano seja maravilhoso nós preparamos um material muito bacana que vai auxiliar você na conquista de suas metas!  E ainda que você não tenha metas definidas nós, também vamos te auxiliar nessa construção!

Então, siga esta rota que deixamos para você e comece o ano com suas metas definidas de forma muito mais ecológica.

COMECE ENTENDENDO ONDE VOCÊ ESTÁ

Aqui é o primeiro ponto, afinal para chegar a algum destino você precisa saber onde você está. E para isso nós vamos te ofertar a melhor ferramenta de um processo Coaching, a RODA DA VIDA. Nela você vai trabalhar as doze áreas da sua vida.

E você sabe por que são doze? Porque doze representa um número harmônico, que tem início, meio e fim. Nesse caso, cada uma das áreas da roda da vida vai te auxiliar a ter um panorama da sua vida no aqui e agora e, após essa descoberta, nós vamos começar a trabalhar com métricas, pra ir medindo a sua evolução e assim conseguir chegar no seu estado ideal, onde você terá atingido as suas metas.

COMECE EM DIREÇÃO ÀS SUAS METAS

Faça o download e a impressão do arquivo abaixo com a roda da vida, que vamos te ajudar na construção do seu panorama.

Agora com ela impressa, observe que nós temos quatro áreas principais que são subdivididas em três áreas menores. Em cada uma delas tem uma pontuação de zero a dez que você vai preencher com o seu grau de satisfação atual. Vale lembrar que, o seu grau de satisfação nunca será zero, e também nunca será 10. Isso porque é impossível que não tenha nada de bom na sua vida, afinal, no mínimo, você está vivo e isso já garante um ponto. Da mesma forma, nunca será dez porque sempre dá pra melhorar, combinado?

Vou dar uma breve explicação sobre cada uma das áreas e conforme você for compreendendo pode ir preenchendo de zero a dez qual o seu grau de satisfação atual. E sim, compreender essas informações é fundamental para você atingir as suas metas. Então, vamos lá!

PREENCHENDO A RODA DA VIDA

1. ÁREA PESSOAL                                                                                           

a. Inteligência Emocional/Espiritual

Aqui você vai colocar o seu grau de satisfação atual com a sua inteligência emocional. Pergunte-se: o quanto você tem dominado as suas emoções? Ou será que você tem sido dominado por elas?

b. Desenvolvimento Mental/Intelectual

Esta área diz respeito a sua capacidade de raciocínio lógico, sobre a inteligência (QI) e capacidade de raciocinar sobre as coisas.

c. Saúde Física

É tudo que envolve o seu corpo, desde ir ao médico, academia e ter uma boa alimentação. Como você tem cuidado da máquina mais importante da sua vida: o seu corpo?

2. ÁREA RELACIONAMENTOS

a. Família

Aqui são todas as pessoas do seu círculo familiar que são importantes para você.

b. Romance

Trata-se do quanto você está satisfeito com o grau de intensidade que você tem se relacionado com as pessoas significativas para você, no caso o seu parceiro/parceira.

c. Vida Social

Trata-se do seu convívio com amigos, conhecidos e outros.

3. ÁREA PROFISSIONAL

a. Realização e Propósito

Aqui é sobre você entender o porquê você faz o que faz, e o quanto isso te deixa realizado.

b. Carreira

Envolve tudo o que você constituiu até hoje relacionado ao que você faz, desde o estudo até o profissional que você se tornou.

c. Saúde Financeira

O quão você está satisfeito com o que você ganha.

4. QUALIDADE DE VIDA

a. Ambiente Físico

É tudo o que envolve o ambiente que você vive: casa, transporte, mobília e etc.

b. Diversão e Recreação/Hobbies

Tudo o que você faz por si que dá prazer, que faz com que você perca a noção do tempo. Não vale colocar trabalho como lazer!

c. Contribuição Social

O quanto você contribui com o mundo, o quão bem você faz para o próximo, essa daqui é a área da doação.

Agora que já entendemos cada uma das áreas, vamos ao próximo passo que é colocar o nosso estado desejado! Vou dar um exemplo para que você entenda melhor: se você colocou grau de satisfação seis em relacionamentos, pode agora colocar oito como grau desejado. Ou ainda, se você não quer mexer nessa área por enquanto, pode deixar ela como está.

Faça isso com todas as áreas da roda da vida. Analise o grau desejado e preencha cada uma das doze áreas. Em seguida, coloque uma data para que você atinja essa meta. 

Agora, vamos para a próxima etapa. Continue na leitura comigo.

OS COMPORTAMENTOS DA RODA DA VIDA

Para cada área da roda defina três comportamentos que vão te auxiliar a alcançar a sua meta. Tais comportamentos precisam ser ações que possamos mensurar. Ou seja, se você usar algo como “tenho que me controlar pra ficar calmo”, não temos como mensurar os momentos que você irá fazer isso, é algo que não dá para gerenciar.

Contudo, se você disser “vou meditar 3x na semana para me manter mais calmo, sempre à noite por 10 minutos”, torna-se algo palpável. O comportamento quando definimos desta forma conseguimos medir, ver se realmente você está conseguindo fazer e compreendendo se ele de fato está te auxiliando na melhora daquela área da vida.

Para ilustrar, veja o exemplo abaixo para a área de Inteligência Emocional/Espiritual:

:: Comportamento: Ler um livro sobre autodesenvolvimento.
:: Frequência: 5x por semana (seg. a sex.) – 2 páginas por dia.  

Faça como no exemplo os comportamentos para as demais áreas.

Dicas importantes

  • O ideal é que você revise a cada três meses como andam as suas metas.
  • Faça um checklist para que sempre que executar a meta você possa dar um ok. Isso vai te deixar mais motivado a persistir.
  • Lembre-se de que os comportamentos precisam ser mensuráveis.
  • Confie em si mesmo e acredite, você consegue! Nós acreditamos em você.

Quer aprimorar seus conhecimentos e alcançar de forma muito mais efetiva os seus objetivos? CLIQUE AQUI e conheça os treinamentos disponíveis no IBN Coaching.