IBN Coaching

Mulher branca segurando uma prancheta e um caderno

Metas ecológicas: o que são e como podem te ajudar na sua produtividade

Primeiro vamos explicar o que é ecologia. A palavra Ecologia vem do grego, onde Oikos significa “casa” e Logos significa “estudo”. Ou seja, é o estudo da casa, do ambiente e das relações em si. Quando falamos de metas ecológicas estamos falando de metas possíveis, realizáveis e que não irão causar problemas em outras áreas da sua vida.

Talvez você nunca tenha pensado ou refletido sobre isso. Afinal, quando falamos em metas parece sempre soar como algo que é positivo, porém, se a sua meta não for bem estruturada você certamente estará se auto sabotando e dificilmente chegará nela.

Vou dar um exemplo para que fique mais claro: uma pessoa decide que quer fazer academia e coloca como meta ir 6x na semana. O que aparentemente parece ser algo possível, porém, na prática se dá conta de que não consegue ir os 6 dias como planejou. Em virtude disso, essa mesmo pessoa agora se encontra frustrada por não conseguir cumprir a meta.

Por consequência, ela acredita que jogou o dinheiro fora e que é um desperdício de tempo e dinheiro. Talvez você possa ter passado por situações similares e se isso aconteceu é porque a sua meta não era ecológica.

Um detalhe importante é entender que se a sua meta prejudica algum dos seus valores ou crenças, posso garantir que ela não vai ir muito longe. Ou suas crenças e valores mudam, ou a sua meta precisará se adequar a eles. Se houver incongruência provavelmente você vai se auto sabotar. Por outro lado, quando a meta respeita seus valores pessoais e suas crenças, dizemos que temos uma meta ecológica.

Mulher negra pensativa sentada em uma cadeira com uma caderneta verde na mão, olhando para o lado.

Passos para verificar se suas metas são ecológicas

1. O que ganharei se fizer essa mudança?

Coloque no papel tudo o que você vai ganhar ao decidir alcançar a sua meta. Como no exemplo da academia, a pessoa pode ganhar mais disposição, saúde, qualidade de vida, etc.

2. O que perderei se fizer essa mudança?

É importante também entender o que você perderá ao decidir alcançar a sua meta. No exemplo anterior, pode ser tempo com a família, tempo de lazer, tempo para descanso, etc.

3. Quais são as consequências da minha ação?

Verifique em quais áreas a sua ação vai interferir. Ainda pegando o exemplo da academia, talvez a pessoa tenha que abrir mão de um momento de lazer (particular ou com a família) para poder ir à academia. Talvez ela tenha que economizar um pouco mais para poder pagar os custos da atividade física. Quem sabe ela tenha que se organizar com a família para poder ter essa liberdade de ir malhar. É importante aqui avaliar todas as alternativas possíveis que vão mudar na sua rotina.

4. Vale a pena?

Depois de analisar estes fatos você ainda pode decidir se vale a pena investir seu tempo e energia nisso. Já parou para pensar se realmente é o momento certo para você traçar essa meta? Ou talvez tenham outras prioridades que precisam de mais atenção?

Por fim, decida o que realmente faz sentido para você, coloque no papel quais os dias da semana, do mês ou do ano você irá parar e realizar a sua meta.

Para fecharmos o exemplo da academia, talvez a pessoa pudesse começar com uma meta de ir 2x na semana e ir aumentando o ritmo gradativamente até, finalmente, conseguir ir os 6 dias. Agora se para esta pessoa a crença de estar com a família é mais importante do que a de estar na academia, talvez ela tenha que readequar as suas crenças, ou não é o momento certo para que esta meta aconteça. 

Portanto, agora que você tem esse conhecimento é hora de colocá-lo em prática! À medida que você aplica esse conceito, as suas metas vão ficando cada vez mais claras internamente e você tem mais objetividade do que realmente deseja. Dessa forma, caminha de forma muito mais assertiva para o alcance das suas metas.

Quer saber mais um pouco? Então assista neste vídeo uma aula com Márcio Martins! Lembre-se de comentar o que achou. 

Quer aprimorar seus conhecimentos e alcançar de forma muito mais efetiva os seus objetivos? CLIQUE AQUI e conheça os treinamentos disponíveis no IBN Coaching.