Você sabe o que é procrastinação? E você jÔ procrastinou pelo menos uma vez na sua vida?
Ou entĆ£o, vocĆŖ conhece alguĆ©m que procrastina, que deixa para depois? Que vocĆŖ diz āvamos fazerā, e ela mesmo assim insiste em deixar para depois? Ou entĆ£o, que comeƧa algo e para no meio do caminho?
A procrastinação é um assunto muito importante para ser tratado. Ela gera nas pessoas um sentimento de incapacidade gigante.
Pois, quanto mais o ser humano procrastina, mais ele se sente incapaz. Faz sentido para você? Então, vamos falar um pouco sobre esse assunto. Siga na leitura.

Por que as pessoas procrastinam?
Existem alguns fatores que fazem as pessoas procrastinarem. Eles não se tratam de uma verdade absoluta, mas são os causadores na maioria das vezes:
1. Medo de fazer
Ocorre quando o indivĆduo tem medo de tomar determinada atitude. Nesse caso, ele fica procrastinando pelo medo de falhar.
Aqui, a pessoa tem medo de comeƧar e nĆ£o conseguir concluir a tarefa que lhe foi atribuĆda. Ou entĆ£o, de ser derrotada, de perder.
2. CrenƧa de perda
Visualize a situação: você ama ler livros, mas ao perceber que sua leitura estÔ chegando ao final, você a deixa de lado e parte para outro livro, e faz a mesma coisa. O mÔximo que você faz é procurar um resumo para entender de forma superficial o que aconteceu na obra.
Essa também é uma forma de procrastinar, uma vez que você sempre deixa essa leitura para depois. E o motivo disso, pode estar ligado à crença de perda.
Por algum motivo, vocĆŖ associa que quando algo estĆ” chegando ao fim, vocĆŖ precisa deixar de lado, pois o fim Ć© algo doloroso para vocĆŖ.

Como solucionar a procrastinação
Existem algumas dicas que podem auxiliar você a resolver a procrastinação.
Para o caso do livro, por exemplo, você pode colocar um livro ao lado daquele que você estÔ lendo, pois assim, você tem a sensação de continuidade. De que aquele livro não vai acabar.
VocĆŖ pode seguir fazendo isso, para todos os livros.
Para as tarefas que você não começa, ou para no meio da execução, você pode subdividi-las em pequenas tarefas.
Dessa forma, você as terminarÔ mais rÔpido.
Coloque para o seu cérebro essas pequenas tarefas. Isso vai lhe ajudar a diminuir a procrastinação, pois diminuirÔ o tamanho do afazer que você tem e também a sensação que você atribuiu para a conclusão dessa função.
Tudo que acontece na sua vida estĆ” ligado ao significado que vocĆŖ deu para o acontecimento, independente de qual ele tenha sido.
Gerencie suas emoções, não apenas o seu tempo
Muitas pessoas costumam esperar estar de bom humor para fazer algo, por exemplo. Mas essa é uma armadilha que pode levar à procrastinação.
Joseph Ferrari, professor de psicologia na Universidade DePaul, nos Estados Unidos, descobriu que o pensamento ānĆ£o estou com humor para cumprir tal tarefaā pode levar a um ciclo vicioso.
Para parar de procrastinar, é preciso refletir sobre a real razão do adiamento de tarefas e recorrer a maneiras de gerenciar suas emoções.
A sugestão para isso é reformular a maneira que você enxerga o afazer e rotular o que você sente, para que você consiga lidar com as emoções que estão desencadeando essa situação.

5 dicas para tirar suas tarefas do papel
Aqui vão mais algumas dicas para você conseguir atingir seus objetivos e metas, sem procrastinar:
- Desmembre grandes metas em pequenas tarefas (submetas): ao invĆ©s de ter a meta de “ler um livro a cada mĆŖs”, estabeleƧa o nĆŗmero de pĆ”ginas que vocĆŖ deve ler por dia;
- FaƧa uma lista de tarefas com no mĆ”ximo trĆŖs itens prioritĆ”rios: só adicione mais tarefas quando terminar as que se propĆ“s inicialmente. Esse exercĆcio vai afiar seu senso de urgĆŖncia e capacidade de priorização;
- Crie um sistema de recompensas: a cada tarefa concluĆda, dĆŖ-se cinco minutos para desfrutar de algo que vocĆŖ gosta;
- Faça uma coisa de cada vez: o que causa o sentimento de frustração é não concluir nada do que você começou. Portanto, embora fazer múltiplas tarefas pode parecer eficiente, na verdade, tem o efeito oposto;
- Remova distrações: deixe o celular longe de você e não cheque redes sociais nem joguinhos virtuais enquanto estiver realizando uma tarefa.
E o mais importante: comece jĆ”!
Se vocĆŖ quer saber mais sobre nossos conteĆŗdos e como o coaching pode ajudar vocĆŖ, visite o canal do IBN Coaching no Youtube.
LĆ” vocĆŖ encontrarĆ” vĆdeos sobre outros assuntos, alĆ©m de depoimentos de ex-alunos de nossos cursos.