IBN Coaching

Como controlar a sua mente e seus pensamentos? Saiba por onde começar.

Será que controlar sua mente é possível?

Sim, é possível! E na verdade, existem algumas técnicas que possibilitam e facilitam esse controle.

E é sobre isso que o artigo de hoje vai abordar: por onde começar para controlar sua mente.

Siga na leitura para conferir essas dicas incríveis e saber mais sobre esse assunto.

Homem de negócios segurando um cérebro na palma da mão

COMO FUNCIONAM OS NOSSOS PENSAMENTOS

Na realidade, hoje em dia, a maioria das pessoas que ainda não possuem conhecimento sobre a mente, acabam permitindo que seus sentimentos sejam influenciados por pensamentos que nem sempre são os que gostariam de ter.

 Nem sempre temos pensamentos positivos, felizes. Porém, muitas vezes temos pensamentos negativos e tristes. E como fazer exatamente para alterar esses pensamentos negativos e substituí-los por pensamentos positivos?

 Logo que esses pensamentos chegam em nossas mentes, nós já sentimos, quase que imediatamente, que esse pensamento trouxe um comando e na maioria das vezes nós permitimos que os sentimentos tomem conta de nós.

Porém, nós temos a capacidade de controlar a mente e de controlar o que a mente impulsiona e proporciona dentro do nosso processo mental, do mundo maravilhoso que chamamos de mente. Onde tem bilhões de neurônios produzindo sensações e emoções através de sinapses.

Conhecer como controlar esses sentimentos e pensamentos, vai ajudá-los a ter um pouco mais de controle da sua mente, a partir de algumas informações que vamos trazer aqui.

Perfil da cabeça de um homem barbudo com neurônios de símbolo no cérebro. pensando como estrelas, o cosmos dentro do céu noturno humano

A LINGUAGEM DO SUCESSO E O SEU PODER DE CONTROLAR OS PENSAMENTOS

É muito comum as pessoas dizerem “Mas, eu tenho uns pensamentos às vezes e eu não consigo deixar de pensar naquilo. Os meus pensamentos começam e logo em seguida controlam a minha mente!”.

Algumas formas que temos de controlar a mente é através do controle do processo mental, que há pouco tempo atrás se falava muito sobre que o controle mental acontece a partir de um pensamento que gera um sentimento, que gera um comportamento,  que gera um resultado.

Isso faz muito sentido, é verdade. Entretanto, a Programação Neurolinguística e o processo de Coaching vieram com uma nova intenção. Hoje o IBN Coaching tem uma ferramenta que foi desenvolvida no próprio instituto que chama-se Linguagem de Sucesso, onde trabalhamos muito fortemente essa linguagem que é capaz de tornar mais fácil o controle da mente.

 E como essa linguagem é capaz de controlar sua mente?

A Programação Neurolinguística trouxe a informação de que o pensamento é incontrolável enquanto pensamento mental. Isso porque ele é conduzido por linhas de pensamentos, ou seja, eu posso estar assistindo um vídeo, uma televisão e estar pensando coisas negativas em relação aquilo. Bem como, eu posso assistir uma cena específica na rua ou em qualquer lugar, ou alguém me dizer algo e eu ter pensamentos em relação aquilo. Ou ainda, eu posso lembrar de algo que aconteceu no meu passado e ter algum tipo de pensamento que talvez possa ser negativo e não exatamente como eu gostaria que ele fosse.

Então, dessa maneira, podemos ver que os pensamentos vem em nossa mente e não tem um controle específico em relação à CHEGADA deles.

Agora, depois que eles chegam, nós temos a possibilidade de mudá-los.

Homem jovem de terno em um local com parede e chão de cimento, com sua sombra marcando na parede como um super-herói

PENSAMENTOS NEGATIVOS E SUA INFLUÊNCIA EM NOSSO DIA A DIA 

O ser humano é treinado pra ter um desgaste da sua mente, para acumular lixo mental, ou seja, diariamente pensamos coisas negativas e guardamos esses pensamentos negativos em nossas mentes. Mas, não produzimos a limpeza, a higiene mental. Dessa maneira, ficamos acumulando esse  lixo formado por pensamentos negativos em nossas mentes.

E o mais interessante, é que nós geralmente potencializamos isso.

A grande maioria das pessoas ainda faz mais: chega em casa e diz assim “fulano, hoje meu dia foi assim…” e conta tudo negativamente o que aconteceu.

O que na verdade elas fazem, é memorizar negativamente os fatos que aconteceram em seu dia. E geralmente, elas não querem contar o que aconteceu de bom. Elas não contam “Nossa, hoje meu dia foi bom, foi positivo nisso e naquilo”. Não, elas na sua grande maioria, querem contar o que aconteceu de negativo. Isso muito provavelmente, porque ao longo da sua vida as pessoas aprendem que os outros dão muito mais atenção para as coisas negativas que ela conta, do que para as positivas.

MAS, COMO CONTROLAR SUA MENTE?

Na verdade há técnicas e práticas que nos treinam, que treinam nossa mente para que possamos mudar nossos pensamentos e, por consequência, nossos sentimentos, comportamentos e resultados. Veja alguns exemplos a seguir.

MUDE SUA LINGUAGEM

Uma das formas de melhorar isso, é mudar os pensamentos através das palavras. Substitua as palavras negativas por expressões mais positivas. Fazendo isso, você traz a linguagem que compõe o negativo mudando para um novo entendimento mental.

Por exemplo, ao invés de dizer a palavra difícil, mude para pouco fácil. Isso porque quando você diz ‘pouco fácil’, a mente não consegue mensurar quantidade, ao mesmo tempo que a mente entende o objeto da frase que é o fácil.

O difícil fará com que a mente busque no passado algo que tenha significado de difícil para ela, e isso pode significar impossível, por exemplo. Então, logo a mente entende que o que você disse que era difícil virou impossível e não tem condições de ser feito. E assim, sem perceber, ao dizer difícil você se convenceu de que nunca será capaz de fazer aquilo.

Se ao invés disso você muda a sua forma de falar, já iniciou uma inversão de linguagem dentro do seu processo mental. Se eu digo pouco fácil, fica fácil e ao me comunicar com meu inconsciente, o sentimento é de facilidade. Então, logo é fácil e sou perfeitamente capaz de fazer aquilo.

Depois do processo mental, vem um comportamento e qual comportamento terei ao mudar minha linguagem? Sim, o de facilidade. E na sequência, eu tenho um resultado positivo.

Então, só de mudar meus pensamentos, eu mudo os meus sentimentos, meus comportamento e meus resultados.

CONTROLE EMOCIONAL

A segunda forma de controlar sua mente é através do controle emocional.

Nós temos quatro emoções: raiva, tristeza, medo e alegria. A raiva, por exemplo, que é uma energia poderosíssima, pode ser uma aliada para conquistar o que se quer.

As pessoas, às vezes, dizem que não querem sentir raiva e aí elas ficam frágeis. Isso porque a raiva é uma energia que quando nós não usamos ela a nosso favor, na realidade nós estamos anulando dentro de nós o guerreiro, o tigre, o persistente, o perseverante, porque a raiva tem essa função. A função da raiva é impulsionar  as ações, como por exemplo, ter coragem.

Então, muitas pessoas não usam a raiva porque entendem ela como algo agressivo e, na verdade quando falamos de raiva no positivo, estamos falando de capacidade de fazer o que tem que ser feito. Bem como, de muitas vezes por não sentir raiva, as pessoas deixam de persistir, de perseverar.

Outro sentimento é o medo. O medo é um protetor pra nós. Pessoas que não tem respeito pelo medo podem morrer pela ausência dele. Porém, obviamente, o medo em excesso anula, tranca, barra. Então, o controle do medo também é importante. Assim como, obviamente, a alegria e a tristeza também.

Ou seja, controlar as emoções é perceber onde e quando eu posso usá-las a meu favor, é equilibrá-las. E assim perceber que o controle das emoções também é muito importante para eu controlar a minha mente e, assim, comece a limpar esse lixo mental que se acumula diariamente.

Grupo de empresários de olhos fechados

Como podemos ver nessas pequenas dicas, o seu eu controla o que há dentro de você. Pois, a partir do controle das suas emoções você tem o controle da sua mente. E a partir desses controles, você tem o controle da sua vida, do seu mundo. E isso é possível!

Você quer saber como ir além dessas dicas e se aprofundar nesses conhecimentos? Vem pro IBN Coaching!

Nós aqui queremos muito você, queremos muito te auxiliar na sua jornada em busca de se tornar a sua melhor versão e despertar o seu herói interior!

O conteúdo desse post também pode ser assistido neste vídeo.