IBN Coaching

Organização: 6 dicas para ser uma pessoa mais organizada

Em algum momento da vida, você já se sentiu perdido por ter diversas tarefas e não saber qual realizar primeiro? Sentiu que precisa ser mais organizado, porém não sabe o que fazer para melhorar sua organização?

Hoje em dia, saiba que isso se tornou absolutamente comum para a grande maioria das pessoas, visto que grande parte não realiza o que precisa ser feito pela sua falta de organização. E cá entre nós: isso é algo triste, uma vez que somos seres inteligentes e capazes de mudar essa realidade.

Atualmente, a organização tem sido cada vez mais requisitada em nosso dia a dia, uma vez que sem ela os processos não são realizados com eficácia. Grande parte das empresas adotou a medida de trabalho no formato home office, com isso, a organização vem como um diferencial daqueles que produzem e de quem atua com eficiência.

Mas afinal, como ser uma pessoa mais organizada?

Para responder essa pergunta, nós vamos explorar o processo do FLUXO DA PRODUTIVIDADE que é divido em 3 partes: o que fazer (10%), como fazer (20%) e fazer (70%). Com isso, cada uma dessas partes serão desmembradas dentro do processo de organização (ORGANIZAR + AÇÃO) e te ajudarão a se tornar uma pessoa muito mais organizada. Acompanhe a seguir.

FLUXO DA PRODUTIVIDADE

1. O que fazer (10%)

Saber o que fazer é o primeiro passo da organização. Portanto, procure fazer uma lista com todas as atividades que precisam ser realizadas e tenha como base o uso do MINDMAP (mapa mental).

Aqui, o objetivo é deixar fluir todas as ideias das tarefas que precisam ser executadas, seja elas de longo, médio ou curto prazo.

Logo após essa etapa, agora é a hora de partir para o segundo passo.

2. Como fazer (20%)

Nesta etapa é extremamente importante definir como executar o que precisa ser feito. A ideia aqui é olhar pra cada uma das tarefas e pensar “como eu irei organizar isso?”.

Como sugestão, você pode usar planners, agendas normais, agenda do Google ou outras ferramentas virtuais que, até mesmo, permitem o uso do comando de voz para a criação de lembretes.

Nesse cenário, o objetivo é encontrar o processo que mais se encaixe com o seu estilo de vida. Então, decida qual a melhor ferramenta para usar na organização das suas tarefas e logo após distribua elas conforme a semana, mês e ano para que depois, você possa olha para cada uma e definir quando e como fará para executá-las. Lembre-se que quanto mais detalhes, maior será o comprometimento e mais organizado você estará.

Segundo passo cumprido? Siga para a próxima etapa.

3. Fazer (70%)

Sim, agora que você já conseguiu organizar tudo o que precisa, basta apenas fazer o que necessita ser feito e para cada ação concretizada, você pode (e deve) marcar a tarefa como concluída. Sabe aquele “ok” do lado de cada item da sua lista?

Saiba que ao marcar uma tarefa como concluída, você fará com que o seu cérebro libere dopamina (neurotransmissor responsável pela sensação de recompensa, de prazer, atua também no humor), ou seja, a sensação de conquista, vitória em cada tarefa que conseguir concluir será algo presente no seu dia a dia.

6 DICAS PARA TER MAIS ORGANIZAÇÃO

Tudo isso faz sentido para você? Nós esperamos que sim! Pensando nisso, nós vamos listar abaixo mais algumas dicas que podem te auxiliar a ser uma pessoa mais organizada:

  • Separe o que é tarefa pessoal, tarefa de trabalho e tarefa de estudo. Você pode usar o fluxo da produtividade e aplicá-lo na criação de cada uma dessas tarefas ou fazer o seu mapa mental e depois distribuir a “categoria” de cada tarefa (pessoal/trabalho/estudo);
  • Utilize músicas que ajudam a aumentar a concentração;
  • Crie métodos de recompensa pra ajudar a ter mais motivação. Um exemplo prático é pegar um café ou apenas realizar um determinado número de tarefas;
  • Comece pelas tarefas menos fáceis. Isso mesmo! Muitas vezes aquilo que mais nos desafia ou nos incomoda nós vamos deixando para depois, e depois e depois, e ao mesmo tempo nos sentimos culpados por não conseguir concluir aquilo. ALERTA! Chegou a hora de quebrar o ciclo… Comece fazendo o que você menos gosta e termine com o que mais gosta, assim vai finalizar o dia bem feliz!
  • Separe um dia da semana para revisar as suas tarefas, isso é extremamente importante para ter o controle da situação. Se por acaso, não der pra fazer tudo o que você planejou, já deixe organizado para o próximo dia.
  • Antes de dormir leia tudo o que tem que fazer no outro dia. Com isso, você estará enviando para o seu subconsciente a mensagem do que precisa ser feito e ele já vai começar a trabalhar pra te ajudar a executar essas tarefas. Ao acordar, leia novamente para ser mais assertivo nas ações.

Agora é só colocar em prática e depois comenta pra nós, qual foi o resultado!

Junto como um time, nós estamos à disposição para ajudar você a melhorar diariamente.

Um forte abraço de ❤ x ❤