IBN Coaching

coaching

Coaching – Um Guia Completo: O que é, para que serve e tipos

Em vários momentos nos encontramos “dando murro em ponto de faca”. Essa frase pode soar um pouco forte, mas faz todo o sentido em uma era onde as pessoas não conseguem orientação para alcançar a mudança que tanto desejam. E onde está a resposta para isso? No Coaching.

Da mesma forma que muitas vezes a nossa mente está programada para mostrar o impossível através de crenças limitantes como a dúvida e a autosabotagem, o grande xeque-mate está na descoberta de metodologias que nos fazem, literalmente, quebrar as regras. E o Coaching é uma delas.

Nesse post, você encontrará respostas. Pois nós sabemos que em diversos momentos, todo mundo precisa de ajuda para assumir as rédeas da própria vida. Isso é algo absolutamente normal, não se preocupe.

Continue a leitura e veja o quanto passar por um processo de Coaching pode te auxiliar a alcançar objetivos pessoais e profissionais e tornar-se a peça que faltava para uma vida mais plena e completa.


Planejando novas jogadas para a mudança do meu estado atual

Rainha, Torre ou Peão? Você já parou para pensar em qual dessas peças está representado o seu propósito de vida? A nossa pergunta é para mostrar o significado que Coaching exerce na vida das pessoas, já que com ele é possível sair do estado atual para o estado desejado,

Assim, o Coaching é definido como um processo que abrange o nosso desenvolvimento pessoal e de carreira, esse caminho envolve a aplicação de um plano de ação conduzido por um profissional denominado Coach.

Nesse quadro, as pessoas ou instituições que procuram utilizar dessa metodologia para alcançar suas metas e objetivos, são chamadas de Coachees. No contexto dos significados que envolvem o Coaching também vale destacar que essa metodologia aplica o uso de ciências fundamentais para a nossa evolução, bem como administração, psicologia e linguagem ericksoniana.

Isso durante os planos de ação desenvolvidos entre o Coach e seu Coachee. No Coaching, você sabia que as competências e habilidades desenvolvidas podem ser aprendidas por qualquer pessoa que deseja grandes realizações no trabalho e na vida pessoal? E os resultados podem acontecer até 20 vezes mais rápido.

Quem faz parte do processo de Coaching?

Para um maior entendimento do assunto desse post, é necessário entender as pontes que tornam o Coaching um processo com resultados comprovados cientificamente. Confira:

COACH

Palavra de origem inglesa que significa treinador. O Coach é o profissional habilitado a aplicar os processos do Coaching com o objetivo de desenvolver pessoas e organizações no alcance de resultados extraordinários.

COACHEE

Quem passa pelo processo de Coaching, ou seja, o próprio cliente. Além de aproveitar uma jornada de evolução valiosíssima para o seu desenvolvimento humano, o coachee também pode adquirir a formação em coaching para transmitir o que aprendeu para outras pessoas que também precisam.

Chegou a hora de ir em frente: o passo a passo do Coaching

À primeira vista, você já ouviu falar do Coaching por aí. Porém, e se nós te contássemos que na prática tudo muda e as suas visões do que, realmente, precisa ser feito ficam ainda mais claras? Ao procurar um Coach, você irá apresentar as suas necessidades e identificar qual especialidade se enquadra com o momento no qual você se encontra.

Com essas definições, os encontros são iniciados e com eles uma jornada de desenvolvimento de novas competências, além da superação de crenças limitadoras. Em continuidade a essa primeira fase, o cumprimento de tarefas específicas passa a mobilizar os conhecimentos de forma mais efetiva, para o alcance rápido e assertivo de seus objetivos de vida e carreira.

Qual o nível de Coaching eu devo escolher?

Você já entendeu qual o significado do Coaching e de que forma ele atua em processos de desenvolvimento humano e profissional. Nesse contexto, é importante destacar que a metodologia possui duas divisões essenciais para quem deseja aprender essa formação.

Atualmente é possível encontrar o Life Coaching que atende as necessidades pessoais e o Professional Coaching. Essa segunda modalidade atua no cenário profissional. Após essas divisões iniciais, o Coaching ainda pode ser ramificado em diversos outros contextos como o Coaching Esportivo e de Emagrecimento na área pessoal.

Já na esfera profissional há o Coaching de Equipes e para concursos. Tudo varia conforme a necessidade apresentada.

Benefícios do Coaching

Escolher o Coaching é ter muito mais do que desenvolvimento, mas, alcançar a verdadeira transformação através do benefícios que iremos mencionar a seguir:

1. POTENCIALIZE o autoconhecimento

Focar nos pontos mais positivos de sua personalidade, ou seja, aqueles que lhe ajudam a alcançar seus objetivos e adquirir a consciência dos pontos de melhoria.

2. MAIS PROXIMIDADE das suas metas

Sabe o que é mais interessante nesse benefício? Ao realizar o Coaching, você entrará em um processo que é realizado com começo, meio e fim, ou seja, a partir de prazos e tarefas propostas.

Assim, quando essas atividades são realizadas conforme o planejamento entre Coach e Coachee, os resultados têm chances de acontecer de forma mais acelerada. Contudo, ainda vale destacar que estar próximo não significa resultados imediatos, mas ter todas as ferramentas para acelerar o seu processo de chegada até eles.

3. ROMPA seu valores limitantes

Da mesma forma que possuímos características positivas em nossa essência, há um outro lado que é formado por crenças que nos limitam a seguir em frente. E acredite: conforme a situação, esses valores limitantes nos fazem acreditar que não somos capazes de concretizar os nossos objetivos.

Aqui, o Coaching entra em cena nos mostrando que é possível vencer essas barreiras criadas pela nossa mente.

4. GERENCIE as suas emoções

No mundo de pressões, todos nós somos colocados à flor da pele e com isso, o estresse e ansiedade torna-se algo normal no mundo em que vivemos hoje, o que está completamente errado.

Todas as vezes que encaramos as adversidades propostas pela vida, a falta de conhecimento sobre ferramentas que desenvolvam a nossa inteligência emocional faz com que sejamos reféns de um rotina estressante. Por isso, a importância do Coaching para gerenciar esses sentimentos e nos ajudar a desenvolver a nossa inteligência emocional.

coaching

Portanto, saber viver a jornada com qualidade é uma das grandes bases desse processo e aqui no IBN, você aplica todas as etapas desse processos de evolução contínua para que o seu desenvolvimento aconteça por completo.

Assim, fica o convite: vamos juntos libertar o que te aprisiona, mudar os comportamentos que te fazem sentir preso aos mesmos resultados para que assim, você consiga construir a felicidade que tanto almeja para si?

Fale com nossos consultores para saber mais e entenda como configurar o seu mindset para despertar o que há de melhor em você.