IBN Coaching

As 16 leis do sucesso que todo mundo deveria seguir

Um título desafiador para mostrar um cenário comum no mundo atual: a grande maioria das pessoas tropeça nas suas emoções e acaba gerenciando esses sentimentos de forma errada. Do mesmo modo que elas não percebem,  isso torna a sua jornada de evolução mais confusa. Por outro lado, como seria seguir 16 leis do sucesso criadas para que esse caminho se tornasse muito mais assertivo?

Um chamado como uma luz lá no horizonte …

Mão segurando uma lâmpada deitada com a luz representada pelo sol no horizonte do céu avermelhado atrás

Dá pra recusar esse convite? Acredito que não! Da mesma forma que as dificuldades existem para quem almeja o sucesso, por outro lado é motivador saber que existem caminhos para alcançá-lo.

Se você decidiu mudar o rumo da sua jornada, saiba que acabou de encontrar um conteúdo valioso que servirá de ferramenta no despertar da sua melhor versão. Nós estamos falando das 16 leis do sucesso de Napoleon Hill, um jovem que por 20 anos pesquisou sobre as 6 mil pessoas mais ricas e poderosas do mundo, para descobrir qual era a técnica utilizada por elas para alcançar a tão sonhada prosperidade.

Alguém escrevendo em um papel a frase Be Creative e uma lâmpada no final

Um trabalho audacioso e de extremo valor para o desenvolvimento humano. Pensando nisso, nós vamos mostrar para você, nos próximos parágrafos deste post, do que se tratam essas 16 leis do sucesso. Prepare-se para saber mais sobre esse trabalho que modelou grandes nomes da humanidade, a fim de que outras pessoas pudessem ser beneficiadas ao longo de suas vidas.  

Como surgiram as 16 leis do sucesso de Napoleon Hill?

O ponto de partida para essa história acontece no começo do século XX. Nesse período, um dos empresários mais influentes dos Estados Unidos, Andrew Carnegie, decidiu que queria saber quais os fatores que tornavam realidade o sucesso dos homens daquela época. Assim, chamou o jovem Napoleon Hill para que a análise fosse desenvolvida.  

Foto de Andrew Carnegie
Andrew Carnegie 
Foto de Napoleon Hill
Napoleon Hill

O estudo aconteceu por 20 anos, inclusive, através da realização de entrevistas com personalidades como Thomas Edson, Henry Ford e John Rockfeller. Logo após, o trabalho foi apresentado para Carnegie e os resultados foram expressivos.

Diante do destaque obtido pela pesquisa, Napoleon Hill transformou o material em um curso e também em um livro mostrando que 16 leis para o sucesso foram identificadas. Inclusive, o nosso Head Trainer Márcio Martins falou um pouco mais sobre esse livro lá no Instagram . Caso preferir, você também pode visitar o perfil dele em @marciomartinsibn.

Portanto, vamos juntos modelar algumas das grandes inspirações que fizeram parte da história da humanidade? Chegou a hora de conhecer mais sobre essas leis.

As 16 leis do sucesso de Napoleon Hill

1) Tubarões nadam com tubarões. Já as sardinhas nadam com sardinhas

Provavelmente, você já deve ter ouvido essa frase. Mas o que ela realmente quer dizer?  A resposta é: a importância de estarmos alinhados com pessoas de perfil próximo ao que buscamos para realizar os nossos objetivos.

Mesa ao fundo com papéis e um notebook, com as mãos unidas da equipe acima dela

A primeira lei de Napoleon Hill fala que grandes líderes se associaram a outras pessoas para concretizarem as suas vitórias. A necessidade dessa interdependência que uniu duas ou mais mentes foi responsável por gerar algo maior do que a soma das partes, o que ele chamou de Master Mind – ou Mente Mestra.

Sozinhos, nenhuma dessas figuras teria construído uma carreira de resultados incríveis. 

2) Foco no objetivo

Durante a pesquisa, outro aspecto que ficou claro foi que todos os entrevistados tinham um objetivo principal bem definido. Hoje em dia, muitas pessoas afirmam que querem a transformação nas principais áreas da vida, porém isso fica apenas nas palavras.

Jogo de dardos na parece com dardos verdes e vermelhos espetados

Saber que não quer continuar do jeito que está, mas não ter um foco é sinônimo de seguir no vazio. Segundo Napoleon Hill definir um objetivo principal tem por efeito psicológico impressionar o subconsciente da pessoa de tal maneira que ela aceita esse propósito como um lema, um projeto que finalmente dominará as suas atividades. 

3) A confiança é um diamante

As pessoas de sucesso entrevistadas demonstravam grande confiança em seu potencial. A autoconfiança é essencial para quem quer empreender algo. Se você não acreditar em si mesmo, quem acreditará? 

Mulher de costas com as mãos para o alto e vestida de terninho cinza com uma capa vermelha de super heroína

4) Educação financeira é a medida do sucesso

Nos tempos atuais, uma coisa é certa: a educação financeira é uma das regras essenciais para quem deseja obter resultados mais significativos.

Embora o dinheiro não seja a única ferramenta para medir o sucesso de uma pessoa, o estudo realizado por Napoleon Hill mostra que as personalidades entrevistadas sabiam controlar as suas finanças o que, consequentemente, gerava investimento contínuo para oportunidades.

5) Iniciativa e Liderança

Um outro aspecto identificado por Hill foi que todas as pessoas analisadas tinham um perfil de líder e não de seguidor. Todos tomaram a iniciativa de assumir o controle de suas próprias vidas, de sair da mesmice e levar outras pessoas junto.

6) Criatividade

Quer alcançar resultados diferentes? Então é hora de pensar fora da caixa!  Você sabia que boa parte dos entrevistados por Napoleon Hill precisou, por diversas vezes, usar a imaginação para criar uma solução que nunca havia sido pensada para o seu cenário de atuação?

7) Entusiasmo

Entre todas as regras aqui mencionadas, essa é fundamental. Se você já sentiu desânimo quando percebe que é a hora de mudar de vida, a solução está na busca de entusiasmo! Mas, como conseguir esse sentimento que, por muitas vezes, nos escapa?

Moça asiática com as mãos unidas na frente do rosto cobrindo a boca e nariz com expressão de alegria, em frente a uma parede vermelha

“O homem geralmente triunfa com mais facilidade num campo de esforços em que se lança de corpo, alma e coração.” – Napoleon Hill

8) Autocontrole

Sabe o que é ter autocontrole? É ser o líder de si mesmo. É gerenciar os pensamentos no longo prazo, avaliar as consequências de cada ação estabelecida.

9) Não seja mediano

Hoje em dia existem dois tipos de pessoas que não vão para a frente:

a) Aquelas que não fazem o que lhes é pedido.

b) Aquelas que só fazem o que lhes é pedido.

Nesse cenário, onde você deseja estar?

10) Personalidade diferenciada

As parcerias duradouras são resultados das interações que acontecem entre os seres humanos. Por isso, vale destacar: ter uma personalidade diferente é ser uma figura agradável, simpática, bem apresentada. Mas nada de pensar em padrões de beleza, ok? Aqui, o objetivo é trabalhar comportamentos que o tornem uma companhia agradável para os outros.

11) Pensar de forma exata 

Ter foco é outra lei essencial para quem quer resultados diferentes. Ao longo da vida, nós devemos aprender a dirigir os nossos pensamentos somente para o que, de alguma forma, nos deixa mais próximos do nosso objetivo principal definido.

12) Concentração

Esse ponto parece ser pouco fácil hoje em dia. Isso porque hoje boa parte da humanidade sofre com excesso de informações ou não sabe usar a tecnologia a favor do conhecimento. E isso não é apenas detalhe, mas estudos comprovam que a juventude é o público mais atingido com esse tipo de situação. 

Jovem estudante em frente a um notebook branco, escrevendo em seu caderno de anotações

13) Cooperação

A cooperação é a base para a realização pessoal e coletiva. Isso inclui ver os concorrentes apenas como outros jogadores do mercado e não como inimigos, chamando-os para uma guerra sem fim. 

Isso também serve para o contexto que os seus funcionários devem ser vistos como pessoas que estão ajudando a tornar real, o seu maior sonho. Não os trate com desprezo. 

14) Fracasso

Como ele pode estar nessa lista? É simples: todas as pessoas que atingiram uma grande realização na vida, fracassaram até conseguir o êxito. O importante é não criar um compromisso com o erro. Veja o fracasso como aprendizado e como um grande aliado na hora de encontrar a trilha certa. 

15) Tolerância

Para lidar com o fracasso e outras limitações é preciso ter uma boa dose de tolerância e paciência, já que não existe ninguém no mundo que consiga manter todas coisas, sempre, sob controle. 

16) Fazer aos outros aquilo que quer que seja feito a você mesmo

Conhecida como “A Regra de Ouro”, essa lei é o pilar de grande parte das religiões e filosofias de vida já criadas. Se ela fosse respeitada, todos nós viveríamos em um mundo bem melhor. Não acha?

Sobre isso, Napoleon Hill afirma que é possível libertar-se de padrões limitadores, e que tratar as pessoas da mesma forma que gostaria de ser tratado, é um passo importante para essa compreensão.

Mulher meditando no alto de uma montanha

Gostou do que você leu aqui? Estas 16 leis do sucesso são apenas um resumo do livro de Napoleon Hill, e um grande começo para quem deseja alcançar o sucesso pessoal e profissional

Assim,  é com essa mensagem de mudança que nós convidamos você a seguir em frente na sua jornada de evolução, aplicando ensinamentos reconhecidos mundialmente na área comportamental. Conte com a gente para percorrer o caminho!

Quer saber como os treinamentos do IBN Coaching podem te ajudar nessa jornada de encontrar o sucesso com  significado e inteligência emocional? Fale com nossa equipe! Temos informações valiosas para você.