IBN Coaching

pessoas sentadas lado a lado conversando animadamente

Linguagem de Sucesso: o que é e como usar no seu dia a dia

Você sabia que a pessoa com quem você mais se comunica durante toda a sua vida é você mesmo? E que se você deseja alcançar seus objetivos precisa desenvolver uma linguagem de sucesso?

Seus pensamentos podem parecer inofensivos, mas em muitos instantes estão sabotando os seus sonhos. Você inclusive pode estar se sabotando nesse exato instante! Por isso, acompanhe o post de hoje e descubra como mudar sua forma de se comunicar através da linguagem de sucesso.

homem e mulher em frente a uma mesa com relatórios do negócio conversando sobre os resultados


APRENDA COMO O CÉREBRO INTERPRETA AS PALAVRAS E DESENVOLVA UMA LINGUAGEM DE SUCESSO

Todas as vezes que você diz para alguém ou para você mesmo “eu não consigo emagrecer”, ou ainda, “eu sempre fui gordo (a)”, neste exato instante, o seu cérebro assume essa informação como verdadeira. Quando você pensar em emagrecer, estará indo contra a sua identidade cerebral, que já virou uma identidade celular. Ou seja, sua célula, a menor partícula de você, já aceitou essa autoimagem ao dizer assim.

Enquanto você pensa e fala consigo mesmo, o seu cérebro está criando continuamente imagens. Uma vez que, isso ocorre porque o cérebro aprende através das imagens ou das sensações. Sendo assim, quando você ouve ou fala uma palavra, para que seu cérebro possa entender o que foi dito, ele necessita verificar qual imagem mental essa palavra está associada.

Todas as palavras precisam ser decodificadas pelo nosso cérebro. Ele precisa associar a palavra a uma imagem mental, ou a uma sensação. E essas imagens que você modela à medida em que pensa ou fala, influenciam diretamente na forma como você interage com o mundo. Literalmente, as suas palavras orientam seus comportamentos e formam a sua identidade.

Quando você utiliza a frase “eu tenho que fazer tal coisa”, por exemplo, seu cérebro interpreta, automaticamente, como se algo externo controlasse a sua vida e a você. Em outras palavras, você não tem alternativa, não tem controle, você tem que fazer. Porém, ninguém gosta de ser controlado, de fazer as coisas por obrigação.

Sendo assim, quando você utiliza as palavras corretas, você assume o controle sobre o que você faz e deseja fazer.

COMO UTILIZAR UMA LINGUAGEM DE SUCESSO NO SEU DIA A DIA

Veja esse exemplo: o simples fato de dizer “eu quero tal coisa”, ao invés de dizer “eu tenho que fazer tal coisa”, só isso já muda totalmente a sua linguística. E esta mudança linguística possibilita que você estabeleça o controle sobre a situação. Que você determine o que você quer para a sua vida.

Portanto, essas três técnicas simples vão, certamente, alavancar os seus resultados e os resultados da sua comunicação. Vejamos:

1.DEVO, TENHO QUE, PRECISO.

Quando você usa essas palavras, pressupõe que algo externo controla a sua vida, e que, você faz as coisas contra a sua vontade.

Ao invés de usá-las, substitua por: QUERO, DECIDO, VOU.

2.NÃO

Cuide com a palavra NÃO. A frase que contém não, para ser compreendida, traz à mente o que está junto com ela. Ou seja, se eu disser: “Por favor, não deixe a porta aberta”, quem ouve imaginará uma porta aberta!

Assim, ao invés de pensar no que você não quer, diga o que você quer.

Ao invés de dizer “Eu não vou me atrasar”, pense no que você quer: “Eu vou chegar no horário certo”. Ou, ainda, como no exemplo anterior “Por favor, deixe a porta fechada”.

3. MAS

Fique atento também à palavra MAS. Essa palavra nega tudo que foi dito anteriormente. Por isso, substitua o mas por: e também.

Agora perceba como fica diferente quando você utiliza a linguagem de sucesso.

Vamos ao exemplo: “Oi Márcio, você é uma pessoa muito legal e também acho que seria importante melhorar o seu tom de voz, para se comunicar com as pessoas.”

Faz sentido, não é mesmo?

Então dedique agora as próximas horas para praticar essa comunicação, consigo mesmo e com as outras pessoas. Igualmente, observe como isto transforma os seus resultados.

Pessoas em reunião comemorando sucesso

Tudo começa agora. Tudo começa com você.

Se você quer aprender ainda mais sobre a linguagem de sucesso e como ela pode mudar a sua vida, conheça os treinamentos do IBN Coaching. Entre em contato com nossa equipe especializada e comece agora a mudança que você deseja. Torne-se a sua melhor versão decidindo ser o agente de mudança da sua história e alcance resultados acima da média.

O conteúdo deste post também pode ser assistido neste vídeo.