IBN Coaching

Paisagem de uma árvore em um campo com o sol de pondo ao fundo, recortada no formato da silhueta da cabeça de uma mulher

Níveis Neurológicos: aprenda a entendê-los conforme a PNL

À primeira vista, uma pergunta para a sua reflexão: a posição que você se encontra hoje – isso no cenário pessoal e também no trabalho – está de acordo com o seu planejamento de futuro? Não? Então com o intuito de ajudá-lo na mudança desse cenário, o post de hoje mostrará como isso é possível através dos 6 níveis neurológicos da PNL.

Se você se sente exausto (a) porque os resultados não chegam, isso é sinal de que está na hora de destravar sua mente para uma vida de prosperidade e abundância tendo um maior domínio das suas emoções. A fim de que isso aconteça, as ferramentas e conhecimentos da Programação Neurolinguística (PNL) são uma poderosa alternativa.

Entre elas, os 6 níveis neurológicos atuam como uma chave que ao ser girada faz com que o botão da superação seja acionado e, com isso, o domínio das emoções e pensamentos tornam-se forças para vencer qualquer desafio nas principais áreas que norteiam a sua vida.

Em trabalhos desenvolvidos a partir da PNL em pessoas, vale destacar: a identificação sobre qual nível o sintoma negativo se encontra para que assim, uma possível solução seja aplicada, elevando a atenção para um nível acima. Além disso, a ferramenta que iremos mostrar aqui também é útil em processos de aprendizagem. Nesse cenário, as modelagens de sucesso acontecem quando se identifica o que acontece em cada um desses níveis e, através dessa identificação, buscamos evoluir para um nível neurológico acima.

Homem de camisa social azul, fazendo uma pirâmide com pequenos blocos de madeira em cima da mesa.

O que é PNL?

A PNL deriva de 3 palavras: Programação (sequência de ação para alcançar resultados), Neurologia (a mente e a forma como pensamos) e Linguística (como usamos a linguagem e como ela nos afeta).

A Programação Neurolinguística estuda como o cérebro e a mente funcionam. Da criação de estados emocionais até o desenvolvimento de hábitos, o uso da PNL possibilita direcionar e otimizar esses processos para favorecer a nossa caminhada no âmbito pessoal e na carreira. Faz sentido pra você?

Dentro dela, os níveis neurológicos atuam para aprimorar a comunicação, o aprendizado e promover mudanças entre os seres humanos e as organizações.

Como surgiram os 6 níveis neurológicos?

O antropólogo Gregory Bateson defende a ideia de que o aprendizado obedece a uma determinada hierarquia e a denominou de níveis lógicos de aprendizagem. Robert Dilts modelou a estratégia de Bateson e a adaptou aos pressupostos da PNL, criando o que chamamos de Níveis Neurológicos.

O realinhamento dos níveis neurológicos é um ótimo processo para identificação de reações e comportamentos indesejados, reestruturação de crenças, valores e capacidades.

Na esfera corporativa e do desenvolvimento humano, os 6 níveis neurológicos da PNL são considerados uma valiosa ferramenta para aprimorar o nosso pensamento e tudo o que envolve a coleta de informações e a comunicação.

Essas ferramentas são ilustradas por meio de uma pirâmide que permite a visualização dos sintomas a serem corrigidos no processo trabalhada. Confira:

Pirâmide dos 6 níveis neurológicos da PNL: Espiritual, Identidade, Crenças, 
 Capacidades, Comportamento e  Ambiente.

Os 6 níveis neurológicos da PNL

Essa ferramenta tem como função sintetizar e organizar informações, tornando possível entender onde está ocorrendo uma situação e atuar diretamente nela.

Identificando o nível onde a situação está agindo, podemos valorizar um nível acima, gerando uma mudança nos níveis mais baixos. Dessa forma, geramos uma mudança no conceito que temos sobre nós mesmos, o que fará com que criemos novas crenças e comportamentos, potencializando nossas capacidades.

Com base nisso, vamos falar um pouco mais sobre cada nível:

Ambiente

Tudo acontece no ambiente: o carro que você anda, a casa que você mora, o trabalho, os ambientes que você frequenta, sejam eles reais ou imaginários. Da mesma forma que os comportamentos são gerados por situações que ocorrem nele.

Como você está se relacionando com esses ambientes? Se você chega nesse ambiente e ele tem uma cor que o oprime, tem algo que o deixa desconfortável no quesito da decoração, das roupas que as pessoas vestem e de alguma forma esse ambiente está lhe afetando, é preciso trabalhar isso para que o seu nível neurológico suba um pouco. Dessa maneira, fazendo que você valorize níveis superiores e não permitindo que o ambiente o afete e mude seu estado.

Assim, esse nível é construído a partir de restrições e oportunidades externas, principalmente relacionadas ao espaço e ao tempo. Ao analisar esse nível torna-se necessário responder à pergunta “Quando?” e “Onde?”.


Comportamento

Para analisar esse nível, consideramos a frase de Albert Einstein “a solução de um problema está um nível acima de onde ele foi criado”. Ela mostra que se eu trabalho com pessoas em um ambiente e tenho um problema, provavelmente esse aspecto negativo está ligado a um comportamento. Portanto, se o meu objetivo é sanar esse ruído, eu devo trabalhar a mudança de comportamento.

Diante disso, se não houver uma estratégia e a criação de um mapa mental, os comportamentos seguem um “piloto automático” que nesse caso são apenas reações e reflexos. Ao chegar aqui, a pessoa deverá responder à pergunta “O quê?”.

Capacidade

Definição das estratégias, mapas mentais ou planos que dão direcionamento aos Comportamentos que serão aplicados para promover a mudança. Em outras palavras, são nossas capacidades que vão dar direcionamento aos nossos comportamentos. Neste nível a pessoa responde à pergunta “Como?”.

Crenças e Valores

Ao conhecer a PNL, você já deve ter visto que muitas crenças literalmente nos atrapalham e podem até impedir que nossos sonhos ou realizações sejam desenvolvidas de maneira efetiva.

Todo mundo possui a sua verdade. Com isso, o objetivo desse nível é “liberar” ou “bloquear” capacidades, conforme o que nos motiva e elimina aquilo que prejudica os nossos recursos comportamentais. Responde à pergunta “Por quê?”.

Identidade

Aqui, o indivíduo identifica o que ele é e sua missão no meio onde vive. Nossas crenças refletem de forma direta em quem somos e como nos comportamos. A identidade estabelece nossas crenças.

Nesse nível a pessoa responde à pergunta “Quem?”.

Espiritual

Esse nível pode ser caracterizado como uma espécie de “Campo Relacional”, no qual todas as identidades do ser humano se agrupam. Além disso, a ferramenta também abrange tudo aquilo que vai além da identidade, ou seja, uma série de afiliações como: sistemas familiares, profissionais, religiosos, esportivos e políticos. Responde à pergunta “Para quem?”, “Para que?” ou “Quem mais?”.

Afinal, porque eu devo utilizar os 6 níveis neurológicos da PNL?

De fato, quando você decide conhecer sobre os níveis neurológicos absorvendo todos os benefícios que eles podem proporcionar, saiba que um grande passo foi dado para a sua transformação pessoal e percepção do que o mundo impõe, bem como identificar a mudança que será projetada.

Não se permita seguir em um ciclo onde aspectos na sua vida estão sendo mal aproveitados! Com o uso de ferramentas como essas, um novo capítulo pode ser escrito.

Homem de camisa azul sentado em frente à mesa, com blocos de madeira em formato de gráfico crescente em cima da mesa e homem apontando com o dedo fazendo uma curva de crescimento no ar, apontando para os blocos.

Como promover mudanças em sua vida com os 6 níveis neurológicos da PNL?

Para que você entenda um pouco mais sobre os níveis neurológicos e como utilizar essa ferramenta na sua vida para a sua evolução, assista a essa aula especial com nosso Head Trainer e Presidente do IBN Coaching Márcio Marttins, onde ele explica um pouco mais sobre os níveis neurológicos da Programação Neurolinguística (PNL): ambiente, comportamento, capacidades, crenças, valores, identidade e espiritual.

E se quiser saber um pouco mais sobre o assunto e como participar das formações e treinamentos de Programação Neurolinguística do IBN Coaching, clique neste link.