IBN Coaching

As lições do filme King Richard: Criando campeãs

As principais Lições do filme King Richard: Criando Campeãs

Quando o nome Will Smith aparece em algum filme, já espera-se por fortes emoções, motivações e surpresas. E com King Richard: Criando Campeãs não foi diferente! 

O filme lançado no Brasil no dia 02 de dezembro de 2021 conta a história de Richard Williams (Will Smith) e suas filhas Vênus (Saniyya Sidney) e Serena Williams (Demi Singleton), as duas maiores tenistas do mundo. 

O drama prende a sua atenção do início ao fim e mostra a persistência, determinação, autoconfiança e resiliência de um pai com um plano infalível para levar as suas filhas ao topo. Também, superando diversas adversidades proporcionadas pelo meio onde vivem e pela diferença racial vivida na época nos Estados Unidos, onde apenas havia tenistas brancos. 

King Richard – Criando Campeãs é um filme baseado em uma história real, e com certeza é uma inspiração para todos nós neste momento pandêmico onde precisamos ter toda a força de vontade e recursos para vencer os desafios cotidianos. Foi pensando nisso que vamos listar aqui algumas das principais lições que percebemos durante o filme no Cine Herói de hoje. 

Acompanhe o artigo. Porém, CUIDADO! Podem conter spoilers!

A autoconfiança é fundamental para vencer

O filme mostra diversos momentos onde as irmãs Williams demonstram essa autoconfiança. Com o auxílio e treinamento do pai, Vênus afirma que será a número um do mundo. Igualmente, Serena afirma que será a melhor do mundo. Em dado momento do filme, o treinador Paul Cohen que está fazendo um teste com elas questiona: “O que vocês querem com isso?” Vênus responde: “Eu quero vencer Wimbledon (torneio) tantas vezes quanto alguém já venceu.”  Neste momento o treinador olha para Serena e pergunta: “E você! E você, quer jogar igual a quem do circuito? Ela responde com convicção: “Eu quero que os outros joguem igual a mim”.

Essas meninas desenvolveram muito bem a autoconfiança e com a supervisão do pai, todas as vezes que essa autoconfiança foi posta em dúvida ele interveio para que elas se mantivessem sempre fortes. A fé em si mesmas foi um fator diferencial para o sucesso das irmãs. Portanto, se você deseja conquistar algo, seja grande ou pequeno, comece confiando em si mesmo. 

Imagem: Filme King Richard: Criando Campeãs – Créditos: Disponível em HBO Max

Se você falha em planejar, você planeja falhar

Essa frase aparece em um cartaz logo no início do filme. Sempre que as irmãs vão treinar elas colocam o cartaz na parede. Isso mostra a importância do planejamento. A realidade em que elas viviam mostra que seria quase impossível fazer o plano dar certo. Porém, elas seguiam firmes na crença de que conseguiriam atingir os resultados, e continuavam seguindo o plano fielmente. Se você duvida de que é possível e se não faz o planejamento adequado, certamente você irá falhar em atingir a sua meta

Imagem: Filme King Richard: Criando Campeãs – Créditos: Disponível em HBO Max

Persista até que dê certo

Vemos várias vezes Richard Williams (King Richard) receber diversos nãos dos treinadores quando vai apresentar a performance de suas filhas. Porém, ele continuou persistindo, até que usando uma atitude diferente consegue convencer o técnico Paul Cohen a investir na Vênus. Por isso, se você tem um objetivo em mente e não está conseguindo alcançar ele, persista, ache rotas diferentes, com certeza você vai conseguir. 

Imagem: Filme King Richard: Criando Campeãs – Créditos: Disponível em HBO Max

Mantenha sempre o foco no plano

Vemos Richard afirmar inúmeras vezes no filme: “EU TENHO UM PLANO”. Ele sempre teve muito claro na mente dele o que era preciso fazer e onde ele queria chegar. Fazer essa visualização é extremamente importante, afinal se você não consegue ver para onde está indo, como pretende chegar lá? 

Imagem: Filme King Richard: Criando Campeãs – Créditos: Disponível em HBO Max

A disciplina é fundamental para vencer a desmotivação

Quando Paul Cohen decide apenas treinar a Vênus, a irmã mais nova Serena fica desmotivada, porém sua mãe Brandi Williams traz a disciplina em continuar com os treinos. Os pais das jovens Williams são um fator chave para o sucesso das irmãs. 

Mais adiante, vemos um outro momento onde a Serena treina enquanto a irmã mais nova compete e nesse treino ela é reconhecida pelo pai de outra menina tenista. Em dado momento vemos Richard dizendo para a filha que ela vai sair da sombra da irmã para ter o próprio estrelato, o que acontece futuramente.

É interessante entender aqui que isso só foi possível pela disciplina desenvolvida pela família Williams em ter uma rotina de treinos, estudos, deveres de casa e lazer. Afinal, não bastava ser boa no tênis, elas tinham também que ter boas notas. 

Imagem: Filme King Richard: Criando Campeãs – Créditos: Disponível em HBO Max

Seja humilde indiferente se ganhar ou perder

Quando Vênus ganha seu primeiro torneio, as irmãs Williams voltam para casa se vangloriando do título e fazendo alguns comentários desmerecendo a jogadora que perdeu. Isso deixa Richard Williams descontente. Por conta do ocorrido, ele faz elas assistirem ao filme CINDERELA da Disney, mostrando que indiferente da posição social que você tem, sempre precisa ser humilde. Afinal, cada um faz o melhor que pode com os recursos que tem. 

Imagem: Filme King Richard: Criando Campeãs – Créditos: Disponível em HBO Max

O sucesso é tão importante quanto a sua saúde mental

Quando as meninas vão para a Flórida se juntar ao grande treinador de tênis Rick Macci, a preocupação de Williams é com a sanidade mental das filhas. Mesmo sabendo que elas são boas, ele não permite que Vênus ou Serena entrem em competições juvenis. Ele diz a Rick que quer que as meninas estudem, treinem e sejam crianças. No momento em que estiverem prontas irão jogar direto no profissional. Rick não fica muito contente com a recomendação, mas acata a decisão de Richard. 

Em outro momento do filme vemos a tenista, até então a mais famosa do momento Jennifer Capriati sendo presa por uso de drogas. É nesse ponto que Richard se preocupa ainda mais com suas meninas. Ele sempre diz para elas que mais importante do que jogar, precisam se divertir. Dessa forma, ele faz elas conseguirem lidar de forma tranquila com a pressão que o jogo competitivo traz. Portanto, fica a dica: não basta ter sucesso se não tem saúde mental e inteligência emocional para lidar com ele. 

Imagem: Filme King Richard: Criando Campeãs – Créditos: Disponível em HBO Max

Indiferente da sua história, é você quem decide o seu caminho

A vida de Richard nunca foi fácil, isso é observado quando ele apanha na rua, ou quando conta para sua filha que seu pai o deixou apanhando de um branco por ter encostado na mão dele. Porém, ele escolheu fazer diferente com as filhas, ele ama e defende tanto elas que fica claro que ele mataria por qualquer uma delas. Richard não se conformou com a história que teve e buscou um destino melhor para a família dele. 

Imagem: Filme King Richard: Criando Campeãs – Créditos: Disponível em HBO Max

King Richard: Criando Campeãs com certeza é um filme inspirador e que traz muito forte o conceito da importância de seguir seus valores e princípios. 

O filme King Richard está disponível na plataforma HBO MAX e tem duração de 2h30min – certamente é um daqueles filmes que vale cada minuto. 

Se você quer saber como despertar o seu herói interior e tornar-se um grande campeão na sua vida, conquistando o sucesso que deseja aprendendo a planejar suas ações de forma ecológica, CLIQUE AQUI ou fale com um de nossos consultores.